Skip to content

Adaptações De Mobiliário

06/12/2011

Importância de estar atento à postura sentada da criança na sala de aula, de maneira que:

  • o corpo fique reto (e não dobrado, curvado ou torcido);
  • os braços devem estar apoiados, alinhados e afastados dos lados do corpo;
  • as mãos devem estar na frente dos olhos para melhor função durante a atividade escolar e alinhamento do corpo;
  • a distribuição do peso deve ser igualmente sobre os dois lados do corpo, sobre os braços, quadris, joelhos e pés.
  • uso de suportes em muitos casos;
  • não existe posicionamento padrão funcional do sentar;

A atenção à postura sentada é de grande importância, pois provê os seguintes benefícios:

  • normalizar ou diminuir as influências neurológicas anormais;
  • manter o alinhamento do corpo e controlar ou prevenir defomidades e/ou contraturas;
  • aumentar a estabilidade do corpo, aumentando a função dos membros superiores;
  • diminuir a fadiga;
  • aumentar o tempo de tolerância na postura sentada, pois a criança se sente confortável;
  • facilitar os padrões normais de movimento.

Alguns tipos de mobiliário :

  • cadeira de posicionamento;

  • mesa com recorte;

  • cadeira de chão;

Utilizar material antiderrapante para a forração das espumas do mobiliário;
Posição do aluno na sala de aula e a organização do mobiliário:

  • no caso das crianças com movimentação involuntária, é importante que ela se sente no meio da sala, em frente à lousa, para maior simetria;
  • no caso de crianças com paralisia cerebral hemiparesia, deixar o melhor amigo do lado comprometido, como também os seus materiais, visando que a criança faça transferência do peso para aquele lado, bem como estimular o uso de ambas as mãos;
  • crianças com maior dificuldade de atenção devem ser sentadas mais à frente, próximas à lousa;
  • verificar a interferência de estímulos na sala de aula que possam desviar a atenção do aluno;
  • verificar a iluminação da sala de aula e a presença de reflexo da luz no quadro negro; verificar a cor do quadro de giz, bem como a cor do giz utilizado para melhor visualização do que é escrito;
  • o posicionamento do professor frente ao aluno deverá favorecer o contato “olho a olho”.
    Fonte: MEC/ SEESP, 2007
About these ads
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: